Em Brasil, são usadas tomadas do tipo C e N, enquanto em São Tomé e Príncipe, você usa plugues C e F. Se você estiver viajando para Brasil, precisará de um adaptador para tomadas do tipo C e N, pois seus plugues não se encaixarão nas tomadas de lá.
Como você vai precisar de um adaptador de tomada (viagem) para Brasil quando vier de São Tomé e Príncipe, sugerimos optar por um adaptador universal de energia que funciona em muitos países e também preparará você para futuros viagens.
Certifique-se de obter um adaptador para tomadas do tipo C e N. Se você vai frequentemente para fora do país, considere obter um adaptador (todos os adaptadores até têm portas adicionais para USB-A e USB-C).Como você também vai precisar de um conversor de tensão internacional para manter seus dispositivos protegidos (mais informações abaixo), obter um adaptador de energia/conversor de tensão pode ser a melhor solução.
Brasil usa ambos 127 V e 220 V, com uma frequência de 60 Hz. Isso significa que os níveis de tensão podem variar dependendo de sua localização, mesmo entre diferentes acomodações. Em São Tomé e Príncipe, seus dispositivos são geralmente projetados para um sistema elétrico de 220 V. Para garantir que você não danifique seus dispositivos, sempre verifique a tensão local antes de usar, e se for 127 V, use um conversor. Além disso, fique atento que a frequência Brasil's 60 Hz difere da frequência São Tomé e Príncipe's 50 Hz, o que pode impactar o desempenho de alguns dispositivos.
Um conversor de tensão mantém seus dispositivos elétricos do São Tomé e Príncipe funcionando corretamente ajustando a potência para a tensão correta. Sem ele, seus dispositivos podem esquentar ou danificar-se devido à tensão errada. Como você vai precisar de um adaptador de tomada (viagem) também, um adaptador de energia/conversor de tensão com recursos de adaptador pode ser uma boa escolha.
Por favor, note: Se seu conversor de tensão não puder alternar a frequência, é mais seguro não usar seus dispositivos. Proceder sem cautela pode levar a problemas, especialmente com dispositivos que dependem de precisão de tempo ou motores, como secadores de cabelo, barbas elétricas, eletrodomésticos de cozinha e equipamentos de saúde como monitores de pressão sanguínea. Esses dispositivos são mais vulneráveis a danos ou falhas quando a frequência está fora. Se você optar por usá-los mesmo assim, seja extremamente cauteloso e sempre verifique as especificações primeiro.
Para confirmar, verifique se seus dispositivos requerem um conversor de tensão olhando para a etiqueta 'INPUT', geralmente encontrada no adaptador de energia ou carregador. Se a etiqueta mostrar "INPUT: 100-240V, 50/60 Hz," o dispositivo foi projetado para lidar com diferentes faixas de tensão e frequência, o que significa que você vai precisar de um adaptador de tomada para as tomadas em Brasil. Isso é típico para dispositivos como notebooks, smartphones, câmeras digitais e também para tablets, e-readers e alguns carregadores de bateria.
Nas regiões de Brasil's com 127 V, você precisará de um conversor de tensão, pois seu secador de cabelo é projetado para 220 V. Mesmo onde as tomadas de Brasil's fornecem 220 V, a diferença na frequência pode causar problemas.
Sim, a maioria dos laptops e smartphones suporta uma ampla faixa de tensão (100-240V), então você pode usá-los em Brasil sem um conversor de tensão. Como ambos os países usam a mesma frequência (60 Hz), não há problema.
Nas regiões de Brasil's com 127 V você precisará de um conversor de tensão para evitar mau funcionamento, já que seu modelador/chapinha foi projetado para Brasil's 220 V. Mesmo em regiões onde as tomadas de Brasil's fornecem 220 V, a diferença na frequência (60 Hz em Brasil vs. 50 Hz em São Tomé e Príncipe) pode fazer com que aqueça irregularmente ou funcione diferente.
Sim, ao viajar de São Tomé e Príncipe, você precisará de um adaptador de tomada para tomadas do tipo C e N em Brasil.
Nas regiões de Brasil's com 127 V você precisará de um conversor de tensão, já que seu dispositivo São Tomé e Príncipe's normalmente suporta 220 V. Em regiões onde 220 é usado, você não precisará de conversor, mas a diferença de frequência (60 Hz vs. 50 Hz) pode afetar o desempenho.